Indicadores “lag” e indicadores “lead”

"O nome Balanced Scorecard (BSC) reflecte o balanço estabelecido entre objectivos de diferentes naturezas: curto e longo prazo; financeiros e não financeiros; indicadores lagging e leading e perspectivas de desempenho interno e externo."

R. Kaplan e D. Norton (1996).

O BSC procura decompor a estratégia de uma forma lógica, baseada em objectivos estratégicos, que por sua vez se desdobram em indicadores.

Assim, o desenvolvimento dos objectivos e indicadores do Balanced Scorecard é a actividade central do desenvolvimento desta ferramenta, sendo que o principal propósito é precisamente o de tornar o enfoque na execução da estratégia uma realidade do dia a dia da organização.

Este propósito consiste em operacionalizar os conceitos e definições estratégicas em objectivos, indicadores e metas.

(...)

Deste modo temos, como significado de objectivo estratégico, a seguinte afirmação:

“Um objectivo é uma declaração concisa, que descreva as actividades específicas que é necessário efectuar bem, para que a implementação da estratégia seja bem sucedida”.
Os objectivos criados desta forma, irão servir de ponte entre a estratégia de alto nível e os indicadores específicos de medição da performance.

(...)

Como podemos verificar na figura seguinte, os “lag indicators” ou indicadores de resultados, caracterizam-se por medirem apenas acções passadas ou seja, resultados de eventos já sucedidos.
O BSC complementa esta insuficiência dos indicadores de resultados com a medição de outro tipo de indicadores que se designam por “lead indicators” ou indicadores indutores. Este tipo de indicadores medem actividades que conduzem, direccionam ou induzem a resultados futuros, como por exemplo, horas de formação ou, tempo gasto com clientes, etc.




Deste modo, pode-se afirmar que os indicadores indutores (lead) são a causa ou a origem e os indicadores de resultado (lag) são o efeito ou o destino.

IN BALANCED SCORECARD EM PORTUGAL

2 comentários:

Blog Edson Almeida Jr disse...

Rui,

Gostei muito do seu BLOG e dos seus artigos.

Sou Brasileiro e trabalho com BSC há alguns anos, tenho uma consultoria de TI e temos um software voltado para a metodologia de BSC, para mais detalhes veja em nosso site www.consulting.com.br o nosso produto denominado BTK Scorecard.

Abraços

Edson ALmeida Junior
MSN: eajr@hotmail.com
E-MAIL: edson@consulting.com.br

Unknown disse...

Boa tarde,

Sou academico do curso de ciências contabéis e estou fazendo um trabalho referente ao BSC, achei bem interessante o artigo públicado e me esclareceu algumas dúvidas que tinha referente aos indicadore lag e lead.

gabrieldalvesco@hotmail.com